Análise dos parâmetros relacionados ao placar no circuito mundial de padel 2019: diferenças por gênero, rodada e tipo de torneio
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78402Palavras-chave:
Paddle, análise de desempenho, resultado, torneioResumo
Resumo. O objetivo do presente estudo foi analisar as variáveis relacionadas à pontuação nos torneios do circuito profissional do World Padel Tour durante o ano de 2019 e estudar as diferenças de acordo com gênero, rodada e tipo de torneio disputado. Para isso, foram analisadas 647 partidas correspondentes a 12 torneios da categoria masculina e feminina do circuito profissional do World Padel Tour. Os resultados mostraram que aproximadamente 70% das partidas profissionais de padel são resolvidas em dois sets. Considerando o sexo da competição, foi observado um número significativamente maior de sets combinados (p = 0,03) e tie-break (p = 0,03) na categoria masculina em comparação à categoria feminina. Não foram encontradas diferenças em nenhuma variável relacionada à pontuação de acordo com o tipo de torneio na categoria masculina. No entanto, os torneios master mostraram um número significativamente maior de sets combinados do que na categoria aberta na categoria feminina (p = 0,048). Por fim, foi encontrado um aumento significativo da igualdade no placar da rodada semifinal nos torneios master e open. Esses dados podem servir de referência para os treinadores ao projetar sessões de treinamento adaptadas às características da competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess