O papel dos treinadores brasileiros em facilitar o desenvolvimento positivo por meio do esporte universitário
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82353Palavras-chave:
habilidades para a vida, desenvolvimento positivo, esporte universitário, formação de treinadores, idade adulta emergenteResumo
Nos últimos anos, o papel dos treinadores na promoção do Desenvolvimento Positivo (PD) tem sido explorado no contexto do esporte universitário. No entanto, pesquisas em países que não falam inglês, como o Brasil, que é altamente representativo do esporte universitário na América Latina, ainda são escassas. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de treinadores brasileiros sobre seu papel na facilitação da DP no esporte universitário. No total, foram entrevistados 16 treinadores universitários de todas as regiões do Brasil (14 homens e 2 mulheres). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que os treinadores perceberam o esporte universitário como uma plataforma propícia para promover o desempenho e os resultados de DP. No entanto, os treinadores acharam difícil articular estratégias de DP e identificaram desafios, como falta de tempo e suporte organizacional. O presente estudo sugere que o DP não está bem integrado ao modelo atual de esporte universitário no Brasil e destaca a necessidade potencial de programas de formação de treinadores com foco no DP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Fernando Santos, Scott Rathwell, Ana Trindade, Rhuan Lima, Vinicius Gobbi, Patricia Gaion

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess