Respeito e igualdade como valores prioritários para o ensino da Educação Física: perspectiva de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.85809Palavras-chave:
gênero; Educação Física; treinamento de professor; esporte, habilidades sociaisResumo
A educação não se preocupa apenas com a transmissão do conhecimento; deve também preocupar-se com o desenvolvimento social e moral dos adolescentes. A atividade física e o esporte proporcionam um ambiente favorável para a promoção de valores pessoais e sociais nos adolescentes. Os objetivos do estudo são, identificar quais valores se desenvolvem e se fortalecem nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, sob a visão de alunos de Ciências da Atividade Física, e desenvolver, implementar e avaliar atividades lúdicas de ensino-aprendizagem no treinamento inicial de Física. Estudantes de Ciências da Atividade para a integração de valores na educação física. O grupo participante foi constituído por 87 alunos pertencentes ao Curso de Licenciatura em Atividade Física e Ciências do Esporte. A ferramenta utilizada para identificar os valores foi um questionário elaborado a partir da lista de valores apresentada por Schwartz. A avaliação da concepção e implementação das atividades foi realizada através de uma rubrica. Os resultados confirmam que os universitários valorizam no futuro profissional os valores de respeito, igualdade e bons modos. Em relação ao gênero, deve-se observar que há uma diferença significativa nos valores escolhidos de humildade (p = 0,016), trabalho em grupo (p = 0,05) e empatia (p = 0,027). Devido à concepção dos jogos desenvolvidos pelos alunos, concluiu-se que é mais viável implementar atividades que promovam os valores da colaboração e da criatividade. Não aconteceu com os valores de igualdade, perseverança, respeito, agressividade, autoridade e ousadia; apesar de estarem presentes em atividades esportivas, não são fáceis de focar no objetivo traçado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Lilyan Vega-Ramirez, María Alejandra Ávalos-Ramos, Gladys Merma-Molina

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess