Inclusão, atenção à diversidade e neuroeducação na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86070Palavras-chave:
educação inclusiva, diversidade, neurociência, neuroeducação, educação físicaResumo
O objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre inclusão, atenção à diversidade e neuroeducação no campo da Educação Física, por meio da análise fatorial confirmatória (AFC) de uma escala, criada ad hoc, validada e confirmada. Para a busca de respostas, foi realizado um processo de pesquisa não experimental, descritiva e explicativa. O instrumento de coleta de dados foi uma escala Likert (com um número ímpar de opções, cinco níveis de resposta e um intervalo de 1 a 5) que foi validada em termos de conteúdo e confiabilidade (alfa de Cronbach, 0,833) bom. A validade de construto foi realizada com uma análise fatorial exploratória (EFA) (KMO: 0,771, Bartlett: sinal.000, determinante: 6,064E-7). A amostra foi composta por 359 estudantes universitários de Educação Física. O CFA permitiu-nos concluir que esta relação é possível, com maior força entre inclusão e atenção à diversidade, e entre esta e neuroeducação, e com menor força entre inclusão e neuroeducação. (X2 / gl (3,09). IAA: GFI (0,85), RMSEA (0,076), NCP (437,63), SRMR (0,44), RMS (0,061), ECVI (2,31). IAI: AGFI (0,79 ), IFI (0,96), NFI (0,94), TLI OR NNFI (0,94), RFI (0,92), CFI (0,96). IP: PNFI (0,71), PGFI (0,60), AGFI ( .79)).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Antonio Hernández Fernández, Claudia De Barros Camargo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess