O centro educacional como ecossistema de aprendizagem. Não, para o "fastfood" educacional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86073Palavras-chave:
ecossistema de aprendizagem; inovação; Educação; estilos de vida ativos; hábitos saudaveisResumo
Os centros educacionais como ecossistemas de aprendizagem fazem com que alunos, professores e famílias tenham maior acesso aos recursos de aprendizagem e cooperem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade educacional, por meio da interação social. É apresentado um projeto integral de saúde realizado na IES “Princesa Galiana” de Toledo, cujo objetivo é gerar uma cultura de compromisso educacional capaz de melhorar a qualidade de vida de adolescentes, professores e famílias, e que possa contribuir para o progresso. do centro e da sociedade. 309 alunos do ESO participaram, realizando 55 atividades durante o ano letivo 2018-2019. Foi utilizado um método descritivo, transversal, quase experimental, hábitos de vida (questionário EYHS), condição física, composição corporal (Alpha Fitness Battery), Medida da Intencionalidade para ser Fisicamente Ativo (MIFA) e satisfação com o Projeto. Os resultados mostram que a intervenção, através das sinergias estabelecidas entre professores, alunos, famílias e entidades locais, contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida de toda a comunidade educativa, destacando-se o aumento da prática desportiva, a melhoria da alimentação e a diminuição do estilo de vida sedentário. Assim, o projeto realizado conseguiu gerar uma consciência de hábitos saudáveis, ativos, com uma boa alimentação contra o sedentarismo, originando hábitos que perduram até à vida adulta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 María Sagrario Del Valle Díaz, Alberto Dorado Suarez, Fabio Jiménez Zazo, María Rodríguez Perea

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess