Estudo sobre a relação entre atividades de envelhecimento ativo e o grau de satisfação em idosos durante Covid-19

Autores

  • María José Flores Tena Universidad Autónoma de Madrid
  • Carlos Sousa Reis

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87426

Palavras-chave:

Envelhecimento ativo; Tempo livre; expectativa de vida; lazer; educação permanente

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação entre a frequência de participação de idosos em programas de envelhecimento ativo e a satisfação que obtêm com essa experiência. A pesquisa foi quantitativa, transversal e relacional; e uma amostragem não probabilística intencional foi aplicada para selecionar 800 pessoas com mais de 65 anos, correspondendo a usuários de vários centros de idosos localizados em quatro distritos de Madrid, Espanha. O instrumento de coleta de dados foi composto por 29 questões de fácil compreensão agrupadas em seis dimensões. Os resultados do questionário indicam que os usuários estão satisfeitos com as atividades e serviços oferecidos pelos centros, pois conseguem estabelecer novas relações e aprender novas habilidades por meio de oficinas em grupo que contribuem para o seu enriquecimento pessoal. Segundo 78% dos entrevistados, a participação em oficinas e outras atividades em grupo contribui para uma melhor qualidade de vida dos idosos, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grau de satisfação dos usuários e o gênero. Esta pesquisa traz possíveis melhorias em áreas que contribuirão para a prevenção da dependência; por exemplo, aqueles em que há uma maior demanda de usuários. Como propostas de melhoria, sugerimos desenhar estratégias específicas para obter uma maior participação masculina nas oficinas do centro de idosos.

Biografia Autor

María José Flores Tena, Universidad Autónoma de Madrid

Doctora en Educación en la Facultad de Formación del Profesorado en la Universidad Autónoma de Madrid, Licenciada en Psicopedagogía y Diplomada en Educación Social en la Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Profesora en el Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación en la Facultad de Formación del Profesorado y Educación en la Universidad Autónoma de Madrid, Profesora Docente Externa de la Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Ha desarrollado su labor profesional en diversos ámbitos: como en Centros de Mayores, colegios y universidades.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Flores Tena, M. J., & Sousa Reis, C. (2022). Estudo sobre a relação entre atividades de envelhecimento ativo e o grau de satisfação em idosos durante Covid-19. Retos, 43, 1079–1086. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87426

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.