Estudo sobre a relação entre atividades de envelhecimento ativo e o grau de satisfação em idosos durante Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87426Palavras-chave:
Envelhecimento ativo; Tempo livre; expectativa de vida; lazer; educação permanenteResumo
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação entre a frequência de participação de idosos em programas de envelhecimento ativo e a satisfação que obtêm com essa experiência. A pesquisa foi quantitativa, transversal e relacional; e uma amostragem não probabilística intencional foi aplicada para selecionar 800 pessoas com mais de 65 anos, correspondendo a usuários de vários centros de idosos localizados em quatro distritos de Madrid, Espanha. O instrumento de coleta de dados foi composto por 29 questões de fácil compreensão agrupadas em seis dimensões. Os resultados do questionário indicam que os usuários estão satisfeitos com as atividades e serviços oferecidos pelos centros, pois conseguem estabelecer novas relações e aprender novas habilidades por meio de oficinas em grupo que contribuem para o seu enriquecimento pessoal. Segundo 78% dos entrevistados, a participação em oficinas e outras atividades em grupo contribui para uma melhor qualidade de vida dos idosos, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grau de satisfação dos usuários e o gênero. Esta pesquisa traz possíveis melhorias em áreas que contribuirão para a prevenção da dependência; por exemplo, aqueles em que há uma maior demanda de usuários. Como propostas de melhoria, sugerimos desenhar estratégias específicas para obter uma maior participação masculina nas oficinas do centro de idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 María José Flores Tena, Carlos Sousa Reis

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess