Benefícios da equoterapia para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em idade escolar. Revisão sistemática exploratória
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88655Palavras-chave:
Hipoterapia, TDAH, adolescenteResumo
O objetivo deste documento de pesquisa foi realizar uma revisão sistemática exploratória estruturada com base nos resultados encontrados em torno do termo Hipoterapia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para a busca das publicações científicas, foram utilizadas como descritores as seguintes palavras-chave: Hippotherapy e “ADHD”. Os termos foram digitados nas bases de dados em inglês e utilizadas as bases de dados informatizadas Scopus, Web Of Science e Pubmed. Além disso, apenas Artigos de Revistas Científicas foram considerados até março de 2021. Para limitar a busca, quatro critérios de inclusão foram introduzidos: i) Selecionar apenas Artigos de Revistas Científicas, ii) Mencionar pelo menos algumas das características da Hipoterapia para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na idade escolar (mínimo 50 palavras); iii) Ser redigido em espanhol, inglês ou português e, iiii) estar em texto completo ou com disponibilidade de resumo. Após o Procedimento de Cadastramento para os trabalhos de pesquisa e análise de dados, foram selecionados onze documentos relacionados ao assunto que mostram que as terapias eqüestres são uma ferramenta benéfica para pessoas com TDAH em idade escolar. Além disso, principalmente os documentos são Estudos experimentais com metodologia quantitativa (n = 9), e Estudos teóricos (n = 2). Por fim, os benefícios da equoterapia estão diretamente relacionados à melhoria da qualidade de vida de pessoas em idade escolar com TDAH.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Luisa Gámez-Calvo, José M. Gamonales, Víctor Hernández-Beltrán, Jesús Muñoz-Jiménez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess