Escala ECPP-FIM para avaliar habilidades psicomotoras profissionais na formação inicial de professores: evidências de validade
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88683Palavras-chave:
instrumento de medição; ensino superior; treinamento de professor; habilidades psicomotoras; validadeResumo
Professores e alunos apontam para a necessidade de instrumentos de avaliação capazes de avaliar o impacto da abordagem por competências no ensino superior e, especificamente, diante de um incipiente perfil psicomotor acadêmico e profissional com competências profissionais próprias. O objetivo deste estudo foi obter evidências de validade e confiabilidade para os escores de um instrumento de avaliação de habilidades psicomotoras profissionais durante a formação inicial de professores. As evidências qualitativas são fornecidas a partir do conteúdo e do processo de resposta do instrumento (ECCP-FIM), bem como as evidências quantitativas relacionadas à estrutura fatorial e confiabilidade. Para validação quantitativa, o instrumento foi aplicado a uma amostra de 318 alunos do ensino pré-escolar de quatro universidades. Os resultados da análise de validade da estrutura interna produziram uma distribuição em cinco fatores interpretáveis capazes de explicar conjuntamente 67,4% da variância total, quais sejam: desenhar as sessões psicomotoras, aplicar o sistema de atitude adulto, observar e avaliar a criança e a sessão , analisar e refletir sobre sua própria prática e a dos outros e interagir com a comunidade educacional e científica. Em relação à análise de confiabilidade, o instrumento apresenta altos coeficientes de consistência interna por escalas e evidências de estabilidade temporal. Em relação às evidências qualitativas, tanto especialistas quanto estudantes destacaram sua relevância e utilidade. Conclui-se que o instrumento apresenta evidências de qualidade psicométrica para ser utilizado no contexto da formação inicial de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Lurdes Martínez-Mínguez, Laura Moya Prados, Laura Arnau-Sabatés

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess