Escala ECPP-FIM para avaliar habilidades psicomotoras profissionais na formação inicial de professores: evidências de validade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88683

Palavras-chave:

instrumento de medição; ensino superior; treinamento de professor; habilidades psicomotoras; validade

Resumo

Professores e alunos apontam para a necessidade de instrumentos de avaliação capazes de avaliar o impacto da abordagem por competências no ensino superior e, especificamente, diante de um incipiente perfil psicomotor acadêmico e profissional com competências profissionais próprias. O objetivo deste estudo foi obter evidências de validade e confiabilidade para os escores de um instrumento de avaliação de habilidades psicomotoras profissionais durante a formação inicial de professores. As evidências qualitativas são fornecidas a partir do conteúdo e do processo de resposta do instrumento (ECCP-FIM), bem como as evidências quantitativas relacionadas à estrutura fatorial e confiabilidade. Para validação quantitativa, o instrumento foi aplicado a uma amostra de 318 alunos do ensino pré-escolar de quatro universidades. Os resultados da análise de validade da estrutura interna produziram uma distribuição em cinco fatores interpretáveis ​​capazes de explicar conjuntamente 67,4% da variância total, quais sejam: desenhar as sessões psicomotoras, aplicar o sistema de atitude adulto, observar e avaliar a criança e a sessão , analisar e refletir sobre sua própria prática e a dos outros e interagir com a comunidade educacional e científica. Em relação à análise de confiabilidade, o instrumento apresenta altos coeficientes de consistência interna por escalas e evidências de estabilidade temporal. Em relação às evidências qualitativas, tanto especialistas quanto estudantes destacaram sua relevância e utilidade. Conclui-se que o instrumento apresenta evidências de qualidade psicométrica para ser utilizado no contexto da formação inicial de professores.

Biografias Autor

Lurdes Martínez-Mínguez, Universitat Autònoma de Barcelona

Maestra, Psicomotricista, Doctora en Pedagogía, profesora Agregada del Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal y coordinadora del Grupo de Investigación en Educación Psicomotriz (2017-SGR-0137) de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Laura Moya Prados, Universitat Autònoma de Barcelona

Investigadora del Grupo de Investigación en Educación Psicomotriz (2017-SGR-0137)y ha sido Personal Investigador en Formación (PIF) del Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Autónoma de Barcelona.

Laura Arnau-Sabatés, Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora Agregada del Departamento de Teoria de la Educación y Pedagogía Social de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Autònoma de Barcelona.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Martínez-Mínguez, L., Moya Prados, L., & Arnau-Sabatés, L. (2022). Escala ECPP-FIM para avaliar habilidades psicomotoras profissionais na formação inicial de professores: evidências de validade. Retos, 43, 510–520. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88683

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.