A cidade do esporte: um modelo integrador e mobilizador
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88696Palavras-chave:
cidade, esporte, políticas, estratégias, modelo, sistema esportivoResumo
As chamadas cidades esportivas configuram-se como uma especialização inteligente que vai além da capacidade da localidade para a realização de grandes eventos esportivos e megaeventos. Ser uma cidade do esporte implica a união de diferentes atores do esporte por meio de diversas políticas públicas que visam potencializar a transversalização do esporte como ferramenta promotora do bem-estar dos cidadãos. Para os fins deste propósito, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada na teoria fundamentada nos dados, um processo indutivo onde os dados e seu aprofundamento são os que orientam o desenvolvimento da perspectiva teórica. Os resultados permitiram conceituar a cidade do esporte e aproximar-se de um modelo integrador que é composto por: pilares, sistema, atores, impacto e como eixo central o deporsistema onde cinco componentes bióticos / abióticos, materiais ou conceituais interagem e estão inter-relacionados que cumprir um propósito e como na Gestalt "o todo é mais do que a soma das partes". Através deste modelo de cidade, pretende-se gerar um instrumento projetivo, facilitando a garantia de estratégias que nortearão a governança do esporte na concepção de um modelo próprio adaptado ao ambiente, oportunidades, desafios, potencialidades, necessidades e prioridades da população. . Ratificando a relevância do esporte no planejamento de longo prazo da cidade contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Carlos Alberto Diago Alzate, Diana Piedrahita, Jhon Yeimer Santos Segura, Juan Luiz Zapata Fuscaldo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess