Valores normativos da aptidão muscular e cardiorrespiratória e sua relação com variáveis antropométricas em adolescentes colombianos. Estudo multicêntrico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88883Palavras-chave:
Valores de Referência, Aptidão Cardiorrespiratória, Força Muscular, AdolescenteResumo
Objetivos: Os objetivos desta pesquisa foram: 1. Estabelecer valores de referência para aptidão cardiorrespiratória e aptidão muscular. 2. Estabelecer a relação entre as características antropométricas e os parâmetros de aptidão física. Materiais e Métodos: Estudo transversal, multicêntrico e analítico; alunos com idades entre 12 e 18 anos de 10 cidades colombianas foram avaliados. A amostra foi de 3.455 alunos com confiabilidade de 95%, poder estatístico de 84% e correlação esperada de 0,30. Variáveis antropométricas, Índice de Força Geral (IGS) e Capacidade Cardiopulmonar foram levadas em consideração. Uma análise de variância de dois fatores (ANOVA de dois fatores) foi realizada com ajustes post hoc de Bonferroni. Foi realizada uma distribuição de Box-Cox Cole e Green (BCCG) para evitar o método dos quadrados (LMS). Resultados: Observou-se melhor desempenho no sexo masculino em todos os testes realizados, e maior índice de massa corporal (IMC), índice de cintura e gordura e maior percentual de gordura no sexo feminino. Foram identificadas correlações negativas de fracas a moderadas entre a aptidão muscular e cardiopulmonar e as variáveis antropométricas. Além disso, foram identificadas diferenças significativas entre o GSI com a circunferência da cintura e o percentual de gordura. Conclusão: A avaliação da aptidão cardiorrespiratória e o GSI são ferramentas que devem ser consideradas como um complemento à avaliação de programas acadêmicos com objetivos de prevenção à saúde escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Brayan Esneider Patiño Palma, Carlos Alberto Ramos Parrací, Pedro Antonio Calero Saa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess