A bibliografia ginástica estrangeira no processo de institucionalização da educação física espanhola no século XIX (1807-1883). Traduções e adaptações
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89003Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, ginástica, educação física, tradução, adaptaçãoResumo
No chamado processo de institucionalização da educação física espanhola, a escassa produção bibliográfica sobre o assunto gerou a necessidade de preencher a lacuna documental com contribuições estrangeiras, por meio de traduções, adaptações e até plágio em inúmeras ocasiões. Neste período, a incorporação ao espanhol de autores e obras estrangeiras enriqueceu a bibliografia pedagógica e técnico-científica da ginástica e da educação física. O objetivo de estudo deste trabalho é significar e avaliar a produção desta bibliografia no período entre 1807 e 1883. Esta é abordada por meio de uma metodologia histórico-documental apoiada em técnicas heurísticas, a revisão dos estudos acima e a hermenêutica como recurso crítico para os documentos em estudo. Conclui-se que, embora tenha havido uma escassa bibliografia ginástica estrangeira publicada em espanhol, sua repercussão foi transcendental para fundamentar e unir o quadro ideológico em torno da débil institucionalização da educação física espanhola no século XIX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Manuela Álvarez Jurado, Xavier Torrebadella Flix

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess