Aquisição de competências multimodais do professor em formação através da concepção e elaboração de histórias motoras. Uma experiência no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90034Palavras-chave:
competências multimodais; professores em formação; metodologia ativa; conto do motor; experiencia educacionalResumo
A aquisição de competências multimodais do futuro professor através da concepção e elaboração de histórias motoras surge com o propósito de oferecer aos universitários a possibilidade de criarem ferramentas que, além de serem úteis na sua prática futura graças ao desenvolvimento de competências profissionais, irão facilitar o aprimoramento de competências sociais e pessoais próximas de gerar respostas eficientes às atuais demandas socioeducativas. Nesta experiência pedagógica participaram 184 estudantes universitários que, organizados em 30 grupos de trabalho, tiveram que desenhar 2 histórias motoras num processo metodológico ativo e autodidata onde as funções docentes se centraram também na tutela do trabalho durante o horário escolar. como o Colocando em comum os aspectos essenciais para a atuação do tema proposto. As pontuações obtidas nos processos de coavaliação não apresentaram resultados significativos no que diz respeito à avaliação do professor, porém, cada uma delas foi significativa quando comparada com as autoavaliações de cada uma das turmas. Os resultados mostraram efeitos positivos tanto na aquisição de competências do futuro professor como no grau de satisfação com a metodologia utilizada, o que torna esta experiência uma estratégia útil no ensino universitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Inmaculada Concepción Martínez Díaz, Luis Carrasco Páez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess