Gestão e impacto da Covid-19 nos esportes escolares de Gipuzkoan Impacto e gestão dos esportes escolares durante Covid-19 em Gipuzkoa
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90255Palavras-chave:
atividade física, lazer, juventude, pandemia, covid-19Resumo
Desde o início da pandemia COVID-19, em março de 2020, o mundo do esporte, assim como a sociedade em geral, foi afetado e teve que se adaptar a essa nova realidade. Neste sentido, o desporto escolar tem sofrido inúmeras alterações, desde a suspensão de todas as atividades, passando por diferentes situações consoante a comunidade, província ou município. Isso gerou vários cenários que, no caso de Guipúzcoa, tiveram que gerir os coordenadores de esportes escolares (CDE), cujo impacto ainda é desconhecido. O objetivo deste estudo foi conhecer, descrever e compreender a gestão do esporte escolar Gipuzkoa de março de 2020 ao final de 2020, dividido em três fases dependendo da situação de saúde em Guipúzcoa. Para isso, foi elaborado um questionário e enviado aos CDEs durante o mês de janeiro. Os resultados mostram que as propostas foram feitas online durante a primeira fase da pandemia, e as propostas no ambiente natural durante a desaceleração. Da mesma forma, observa-se queda nas atividades de 75,4% para 34,6% e na participação dos escolares de setembro para dezembro (1,68 / 5). Curiosamente, por terem que se adaptar a um novo contexto, as iniciativas significaram uma ruptura com o modelo tradicional de esporte escolar, caminhando para um paradigma mais educacional e menos competitivo. No entanto, parece que o confinamento trouxe consigo uma reflexão sobre o enfoque e a missão da oferta esportiva para os escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nagore Martinez Merino, Argia Langarika-Rocafort, Juan José Sistiaga Lopetegi, Beñat Amenabar-Perurena

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess