Percussão corporal através do Esku Dantza. Efeitos sobre as emoções em estudantes de graduação em Atividade Física e Ciências do Esporte
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91463Palavras-chave:
Educação Física; formação inicial de professores; expressão corporal; Estados de animação; aprendizado cooperativoResumo
Percussão Corporal é um conteúdo que está sendo utilizado na Educação Física (EF) para desenvolver habilidades relacionadas à Expressão Corporal. Após observar que há evidências científicas de seus possíveis benefícios socioemocionais nas pessoas que a praticam, este estudo tem como objetivo analisar se uma prática de percussão corporal, especificamente a Esku Dantza, uma dança coletiva que utiliza padrões rítmicos com palmas para se relacionar com seus parceiros, podem produzir mudanças no estado emocional dos alunos da formação inicial de professores de EF. O questionário POMS foi aplicado a 82 estudantes universitários, 28 mulheres (34,1%) e 54 homens (65,9%) na chegada e no final da sessão. A proposta seguiu um processo pedagógico progressivo que levou a um aumento nos valores de tensão e vigor, bem como uma diminuição nos valores de depressão, raiva e fadiga. Ao final da intervenção, os alunos expressaram palavras como sentir-se enérgico, feliz e motivado. Esses resultados podem reafirmar os possíveis benefícios dessas práticas, promovendo a atividade física por meio de práticas artísticas não competitivas; além de gerar um impacto emocional que, somado a uma aprendizagem significativa, os faz internalizar essa prática e gera a motivação necessária para implementá-la em seus futuros campos profissionais (educacional, esportivo, terapêutico, etc.) incorporar a dança entre o gênero masculino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Silvia Garcías de Ves, Alfredo Joven Pérez, Eloísa Lorente-Catalán

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess