Meninos e meninas, socialização e subjetivação política na Medellín da insurgência social
De ludo arte luctatorio y formas emergentes de actuación política de la infancia.
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92033Palavras-chave:
Fotografia, narrativas, subjetivação, socialização, participação, formação política, infânciaResumo
O objetivo deste trabalho é o reconhecimento das condições de existência do exercício político da infância por meio de registros discursivos sobre sua participação política. Simultaneamente mostrar uma das formas de trabalho formativo que implementamos no viveiro do grupo de pesquisa Práticas Corporais, Sociedade, Educação -Currículo- (PES). O artigo refere-se às práticas de ação política de e com crianças, aos discursos e narrativas que regulam, sustentam, condicionam ou condenam tal participação; ao que essas práticas provocam em nós. É auxiliado pela análise estética e bioetnográfica dos textos de referência, sejam eles políticas, fotografias, frases, fragmentos de notícias ou manifestos, crônicas ou vozes dos participantes da ação política de rua. Fornece elementos a considerar nos processos educativos corpo-políticos de meninos e meninas nas esferas institucional e não institucional, formal e não formal. Seus achados podem servir de referência problemática para o processo de configuração ou crítica desconstrutiva das políticas públicas curriculares socioeducativas que servem para a ressignificação da vida, da educação e das condições de manifestação de meninos e meninas na política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ronald Hoyos Góez, Juan Pablo Gonzalez Cano, Estefania Perez Sánchez, William Moreno Gómez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess