Velocidade dos Cinco Testes de Sentar e Levantar em Idosos: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92502Palavras-chave:
Idoso; Geriatria; Desempenho Físico Funcional; Força muscular; Limitação de MobilidadeResumo
O objetivo deste estudo foi determinar os valores de referência da velocidade de execução dos cinco Sit-to-Stand em idosos por meio de uma revisão sistemática da literatura. Três bases de dados foram revisadas: Medline (PubMed), Scopus e Web of Science, com prazo de março de 2021. Os termos de busca foram: "sit to stand" OR "stand to sit" OR "chair rise" OR "chair rise" AND "cinemático" OU "velocidade". Os estudos experimentais foram avaliados usando a escala Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Assessment (QUADAS) por revisores independentes. Um total de sete estudos foram incluídos. A velocidade de execução em idosos (n=85) que apresentavam condições neurológicas de saúde ficou entre 0,33 m/s e 0,38 m/s. Nos saudáveis (n=246) ficou entre 0,27 m/s e 0,94 m/s. Entre 60 a 70 anos (n=157) foi de 0,31 m/s e 1,59 m/s, e de 70 a 80 anos (n=225) foi de 0,27 m/s e 1,04 m/s. A velocidade de execução de cinco Sit-to-Stand em idosos varia de um mínimo de 0,27 m/s a um máximo de 1,59 m/s para o ciclo completo de parar e sentar. Esses antecedentes podem ser úteis para prever ou detectar alterações funcionais e incapacidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Daniel Jerez-Mayorga, Claudia Miranda-Fuentes, Julieta Pérez-Doncel, Bárbara Rool-Maureira, Francisca Saavedra-Rincón, Rocío Zambra-Álvarez, Leonardo Intelangelo, Francisco Guede-Rojas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess