Elaboração e validação de um questionário sobre as concepções e percepções dos alunos sobre a avaliação em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80914Palavras-chave:
Avaliação formativa, questionário, educação física, alunosResumo
O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um questionário sobre as concepções e percepções de alunos do ensino médio sobre a avaliação nas aulas de Educação Física (EF). Este estudo foi transversal, do tipo descritivo não experimental, o processo de validação do questionário contou com a participação de oito especialistas licenciados em educação física (seis médicos e dois magistrados da área), que determinaram o número de questões estabelecidas para o questionário. A aplicação do instrumento foi feita com 355 alunos da região metropolitana do Vale de Aburrá (Antioquia-Colômbia). A amostra foi não probabilística, as informações foram processadas no software SPSS v23. O questionário está estruturado em quatro dimensões: concepções, atores, instrumentos-momentos e conteúdos. A principal conclusão do estudo derivada do processo de análise de validade e confiabilidade de conteúdo, mostra que o instrumento está correto e adequado, tornando-se um elemento significativo para o diagnóstico e avaliação da avaliação para professores e pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Enoc Valentín González Palacio, Beatriz Elena Chaverra Fernández, Sirley Andrea Bustamante Castaño, Carlos Andrés Toro Suaza

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess